Anos atrás, após a ministração de uma aula, uma aluna se aproximou e questionou que eu ouvia os problemas de todos na sala, mas não contava os meus, ela disse que isso a incomodava, pois sabia que eu devia passar por situações difíceis, mas como eu estava no papel de líder provavelmente eu preferia apenas ajudar e não preocupar ninguém, ela não errou.
A atitude consciente dela em perceber que eu evitava narrar problemas, tanto por minha personalidade mais reservada, quanto pra não preocupar quem já tava buscando ajuda, fez que aos poucos eu compartilhasse algo com ela.
Nessa vida confusa que temos, entender que as vezes ninguém vai ta na mesma linha de chegada e nem chegando ao mesmo tempo é fundamental para continuar em frente.
Dia desses procurando fotos antigas conversando com minha irmã mais nova pra mostrar que tinha usado um determinado tipo de óculos, (coisa de irmãs rsrsrs) achei essas, fotos que registramos para uma entrevista, pra Revista Projeto Continuum, onde falei sobre o Zine Brasil, divulgação da HQ Nacional, (quando tudo isso era só mato) e Roteiro de Hq, daí quando olhei as fotos, lembrei o que estava ocorrendo naquela exata época.
Essa mesma irmã foi minha fotógrafa, (ela nem lembrava rs) e as revistas estavam em cima de um colchão no chão, tínhamos acabado de nós mudar de casa e a cama tinha quebrado durante a mudança, com grana curta deixamos assim mesmo, até que compramos outra. Mas o que me marcou foi a alegria que tive ao tirar essas fotos e a oportunidade de participar da entrevista na época (2008 acho) pois quando você está no papel de divulgador são poucos os que se lembram de te chamar pro palco.
Foi essa alegria, que felizmente vivi em outras mídias, tanto impressas como virtuais, que me fez lembrar da lição do passado. Independente de como a vida esteja no momento precisamos seguir fazendo o que gostamos, se arrastando se preciso for, pois é isso que nos impede de enlouquecer às vezes.
Fazer o que nós amamos, ajudar outras pessoas no caminho é o prêmio, não foque no palco do outro, porque seu bastidor está difícil, a beleza da vida não é estar igual a A ou B, mas ser VOCÊ.
► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!
➜ https://goo.gl/SFAFw0
Para pautas, convites, envios e demais contatos: zinebrasil@gmail.com