Comentando a Notícia: Bíblia nas Bibliotecas do País.

Confesso que para mim foi uma coisa até certo ponto curiosa a necessidade de uma Lei que obrigue a exposição da Bíblia nas Bibliotecas do País, lembro muito bem quando eu mais nova ia numa Biblioteca fazer pesquisas escolares, encontrava edições da Bíblia facilmente, sem nem ao menos estar procurando por elas.Fotos produzidas pelo Senado

Mas é notável que a Bíblia nos dias de hoje causa raiva em muitas pessoas, seja por ficarem incomodadas com o conteúdo, por não concordarem com os ensinos, ou ainda por não compreenderem determinados textos, algumas pessoas ficaram revoltadas com a ideia. Basta dá uma olhadinha nos comentários soltos nos sites e pelas redes sociais e você percebe, infelizmente. Agora pra mim fica a pergunta, mas a Bíblia como livro, como historia (ou “Estória” para os que não creem) não “merece” estar entre os demais livros? Ela mesma é uma Biblioteca sozinha.

Se você é cristão, vai achar normal que um livro que ensine as regras de fé e pratica da maioria dos cristãos ocidentais esteja mesmo exposto a disposição do estudo de qualquer pessoa, porque afinal de contas, a existência dela na Biblioteca, pode até ser obrigatória (se a Lei for aprovada), mas a LEITURA não, somos nós que escolhemos que livro alugar correto?

Depois, se você for de outra religião, e tiver o costume de ir realmente numa biblioteca, concordará comigo que livros das mais diferentes religiões estão expostos lá no espaço reservado aos religiosos, to errada? Eu via vários, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, o “Livro de Nod” tava tudo lá, cabia a organização e permissão pela idade claro, eu em tempos “antigos” adorava pegar os romances espíritas para ler,  pra você ver, pessoas de minha família até hoje faz exatamente isso.

Porém, se você não acredita em nada, é um ateu mesmo, mas tem o mínimo de noção do verdadeiro significado de respeito ao próximo, (sim coisa que muito crente, evangélico, protestante e lá vai o trem também precisa aprender) saberá lidar com a existência do diferente sem entrar em ofensas ou  desespero, seja um quadrinho, fanzines, livro de babalorixá, Budismo, Espírita, Auto Ajuda, o que for, como literatura, o papel do livro é estar na Biblioteca mesmo. Muito diferente da obrigatoriedade de se rezar o pai nosso ou qualquer outro tipo de manifestação cristã, mas isso é assunto para outra postagem.

A grande verdade é que ir na Biblioteca é como ir na Locadora, você entra para escolher, sim E-S-C-O-L-H-E-R e você ainda vai pagar uma taxa por isso! Vai ter o espaço dedicado aos filmes de ação, ficção, comédia, comédia romântica, infantil e pornô, é aquele espaço que ficava separado dos demais e em algumas locadora era protegido por uma cortina misteriosa. Mas não importa o que tem lá, todo mundo ainda terá o poder de escolher o que levar pra casa.

Que cada um saiba lidar com suas próprias escolhas e aprenda a respeitar a escolha do outro. Para cada um, a Bíblia vai estar numa categoria, pra uns ela é uma comédia, para outros ela é ficção, para mim, ela é “baseada em fatos reais”.

Anúncios

4 comentários sobre “Comentando a Notícia: Bíblia nas Bibliotecas do País.

  1. É tão bom que precisa ser oferecida à força. 😉
    .
    Será que a postura seria a mesma, se fosse cristãos fossem obrigados a ler, por exemplo, o Alcorão? Duvido muito.
    .
    Estado e Religião não devem se misturar.

    1. Entendo sua visão Pedro, mas ao contrario do que seu texto demonstra pensar, nem todos os cristãos são iguais, vc por exemplo esta falando com alguém que já leu o Alcorão, que já tem na sua coleção vários livros de outras religiões, justamente para conhecer seus pensamentos e origens, amigos espíritas são loucos na Coletânea que tenho com as obras completas de Alan Kardac, a historia de Buda e outros, (todos escritos por pessoas que professam tais religiões) já li e tive o livro de Nod, tenho a Bíblia dos Mórmons, Testemunhas de Jeová e lá vai o trem, minha Biblioteca pessoal é bem vasta, e bem misturada. Não tive problema algum em ler, pelo contrario. A Bíblia é livro, e como vários outros pode ser apreciada por vc ou não. E nem uma das duas decisões que vc tome, (gostar ou não) não vai afetar em nada sobre a mesma.

      A Bíblia já existia em muitas Bibliotecas, isso no fim não muda nada, a Lei para mim é desnecessária (ainda nem é lei) pois no fim, é tudo questão de gosto e escolha na hora de tirar da prateleira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s