Comentando a Notícia: Marvel é acusada de machismo por sensualizar Mulher-Aranha

Heroína aparece se arrastando sobre o telhado de um prédio, com uniforme colado ao corpo, em capa alternativa assinada pelo artista erótico Milo Manara

Spider-Woman-Segundo informações divulgadas pela Veja, a Marvel está sendo duramente criticada por encomendar uma versão alternativa — e altamente sexy — para a capa da nova Revista da Mulher-Aranha. A ilustração é assinada por Milo Manara, artista italiano conhecido por seu trabalho erótico, e mostra a heroína se arrastando sobre o telhado de um prédio, com uma roupa bastante colada ao corpo. A revista abre uma nova série de quadrinhos sobre a personagem, que leva seu nome.

A noticia ainda diz que após a publicação da versão sexualizada da heroína, fãs e críticos de HQs destilaram revolta na internet. “A personagem parece estar com pintura corporal, o que é inaceitável para uma indústria que ainda está tentando lembrar que mulheres existem e que também podem ler quadrinhos e não devem se sentir enojadas quando fazem isso. Quanto à posição em que ela está… Jesus Cristo.”, escreveu Rob Bricken no site io9, que trata de ficção científica.

Representando a ala feminina a Laura Sneddon, uma especialista em histórias em quadrinhos, disse ao site do jornal britânico The Guardian que a capa não foi idealizada adequadamente. “As mulheres gostam de quadrinhos de super-heróis e inclusive de cenas picantes, mas essa capa explica por que as pessoas continuam pensando que quadrinhos são apenas para homens tarados”, afirmou. “Foi decepcionante a Marvel escolher esse tipo de artista para fazer uma versão da capa de uma heroína. O estilo de Milo Manara deve ter espaço, mas é preferível que isso aconteça em quadrinhos eróticos, não em histórias de super-heróis. Ou ao menos ele poderia ter reduzido a conotação sexual para esse público”, completou ela.

Particularmente eu não vi uma roupa muito colada, eu também enxerguei uma PINTURA CORPORAL, o detalhe da coluna deixa essa sensação evidente, e realmente a posição é erótica, mas é aquele negocio pediram ao Manara, é o que ele sabe fazer de melhor, se existe falha, foi da Marvel mesmo. O problema é que os quadrinhos não é mais um produto exclusivo para meninos (essas mulheres chatas que se envolvem em tudo! rsrsrs), atualmente é evidente o grande numero de mulheres lendo, colecionando e escrevendo HQS, e tratar o produto de linha normal como se ele só tivesse um único perfil de publico é desrespeitoso e termina sim por afastar parte do seu leitor (que levou anos para ser amplamente conquistado!). Mas que existe exagero? Existe sim, eu não vejo ninguém reclamando do Thor sem camisa, o Homem de Ferro safado e etc. Na verdade a maioria no cinema grita ensandecida, mas cabe aqui minha reflexão sobre a Representação feminina nas HQs.

Indico esse vídeo desenvolvido pela iniciativa Lady Comics, é bem interessante para entender a visão da maioria das mulheres envolvidas nos quadrinhos sobre a representação das Mulheres nas HQs.

Curiosamente um amigo (não tive tempo de falar com ele por isso não vou dizer o nome) escreveu para meu mural com a seguinte pergunta: Oi Michelle, gostaria de saber a sua opinião, como mulher, o que você gostaria de ver em uma super-heroína?” Meio que na lata minha resposta foi:Gostaria que ela mostrasse mais a cabeça e menos o próprio corpo! rsrsrsrrsrsele rio e começamos a conversar, dai eu passei outras opiniões que ele também agradeceu e disse que colocaria em estudo pra ele.

Isso acontece porque é irritante ver a pessoa que te representa nas historias apenas como objeto de desejo de alguém, mulheres trabalham, tem lutas diárias como os homens, se esforçam e buscam seu lugar na vida, no trabalho e na família, tratar a mulher apenas como objeto sexual e não um ser pensante, inteligente, capaz, e que não use apenas roupinhas curtas e seja baita gostosa é um problema muito comum,  precisa ser discutido e pensado. Não acho que seja pra tanto, porque se tratou apenas de uma única arte, mas se a ideia é corta o problema antes que ele fique pior que se tome mais cuidado, é possível ser sexy sem ser vulgar, e possível ser sensual sem estar seminua, o pessoal dos quadrinhos precisa lembrar disso na hora de criar ou desenvolver seus personagens.

No fim ainda cabe aqui lembrar que a cada bate boca, a revista da personagem é mais conhecida e divulgada, ou seja vai vender, uma personagem que nem é muito badalada sozinha, sempre foi heroína de “bastidores” segundo plano de uso, ou seja mesmo com as críticas a Marvel e a personagem saem ganhando! rsrsrs

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Nosso Canal Ide com Arte ainda esta em construção, mas pode ser assinado clicando aqui!

Anúncios

8 comentários sobre “Comentando a Notícia: Marvel é acusada de machismo por sensualizar Mulher-Aranha

  1. Os homens são esterotipado por um tipo de padrão de beleza e força que nunca alcançarão, mas você não ver ninguem se levantando contra esse tipo de coisa. Mimimi feminista.

    1. Kkkkkk infelizmente a participação feminina tem tido mais destaque atualmente, talvez por isso não tenhamos essa cobrança. Mas concordo que a medida deveria ser igual. Afinal de contas quem não foi num cinema e ouviu gritos de mulheres a cada aparição do Thor, tudo é pra ser pensado no seu público alvo.

  2. Acho que essa capa apenas deixou mais evidente e exposto um fator que sempre fez parte das HQs de super heróis americanas.. O fator de fetiche sexual sempre esteve lá. Os homens (também) sempre tem que ser desenhados bonitos e musculosos, mesmo que sejam até mesmo velhos (É só ver o comissário Gordon do Jim Lee). Essa capa foi quase que “sincera” do meu ponto de vista de dizer, ao dizer: é assim que a indústria de quadrinhos americana é. É assim que sempre foi. Quem está se escandalizando com essa capa parece que não percebeu isso.

    1. Verdade Diego, como falei não vejo a imagem pra tanto não, afinal ela se torna comum, tem inúmeras personagens com essa posição, no fim quem ganha é a marvel, curiosos comprarão assim como os leitores só pra saber se tem mais. A questão pra mim também é o publico, a quem se destina? Se o objetivo do autor é a ala masculina então não tem problema, a questão é que cada produto tem seu publico, o que não pode é querer buscar o exagero, pois tem mulheres que se identificam com personagens sensuais, outras não, da mesma forma os homens. Cada macaco no seu galho. Rrsrsrs

  3. isso sempre existiu. gibi sempre teve o publico 90% masculino. e essas personagens sempre tiveram esse tipo de apelo. tanto q ninguem reclama disso. nem as mulheres q conheço e q leem gibis falam disso. é um universo fora da realidade e com historias idem. personagens com roupas colantes sempre existiram. sendo masculino ou feminino.Ms.Marvel…Psylocke..Vampira…Red Sonja…Fenix…e tantas outras. a Marvel nao vai mudar isso e nem a DC.isso na verdade faz parte de um contexto geral. os proprias mangás se vc observar tratam o assunto ainda mais alem. é só olhar. e nem por isso jovens ficam retardados. ambos sao leituras e servem para entreter. agora ligue a TV e veja oq ta sendo exibido pras crianças as 7 da noite ou de manhã?

    1. Creio que devemos buscar produzir material tendo um publico alvo, baseado no tema proposto vamos trabalhando, existe muita cobrança por coisas mais simples e outras são deixadas de lado como você fala Baiano, existe um exagero sim, essa arte é comum, já vi várias personagens nessa posição, o problema é que esta tão comum que causa criticas como qualquer produto a venda passaria, acho que no fim, isso não vai dá em nada, mas cabe a reflexão se apenas heroínas, gostosos e sensuais terão sempre vez nas hqs, eu creio que não. A Tv esta horrível, sem conteúdo faz tempo, não é indicada nem pra gente que já somos macacos velhos. rsrsrsrs.

  4. A Marvel usa e abusa desse tipo de coisa, uma das palestras que faço é sobre as “escher girls” na Marvel. Milo Manara é o cara, desenha pacas, a escolha dele já define bem a intenção da Marvel. Mas me incomoda muito mais as personagens brasileiras combatendo o crime de fio dental. Me irrita a ponto de eu nem conseguir comentar. A melhor arma contra o crime parece ser a bunda empinada. Fuzil x silicone. Affff.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk ri alto aqui Lya! Verdade é meio estranho mesmo quando vemos que essa linha de raciocínio se tornou normal atualmente(especialmente entre a ala masculina), ao ponto do próprio Brasileiro não pensar sobre a realidade da mulher em seu próprio País e sai fazendo do mesmo jeito.

      Creio que a Marvel fez de propósito, pra chamar a atenção da gurizada que ainda espera ver mulher seminua por meio de uma Revista em Quadrinhos, e com certeza vai vender só por causa desse bate boca todo,vamos ver rsrsrsrsrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s