Quadrinhos Nacionais e “O Caminho da Receita de Sucesso”

10487457_10202831418758946_6690500113388193672_nCerta vez mostrei um roteiro meu a um amigo, artista do meio, que encrencou com o apelido de um dos personagens, serio mesmo, da historia toda ele só soube criticar o apelido de uma personagem, porque o apelido* era “meio fresco” disse ele. E por mais que eu perguntasse o que ele achou do TODO ele não respondeu mudando o foco da conversa.

Não me disse se o roteiro ficou “legal”, “bom”, “ou razoável”, “Regular” ou ainda “uma droga” não, ele entrou no caminho da “Receita”. Sim, o “Caminho da Receita” é como chamo pessoas que começam a dizer como você deve fazer tudo, como você deve falar, escrever e pensar na produção de HQs, Heróis, Revistas, e Mercado de Quadrinhos, pois na visão dessas pessoas, se todos seguirem esse caminho traçado por ELA, TUDO vai ser diferente.

Conselhos são bons, mas devem ser avaliados com sabedoria, ainda mais no meio artístico. Isso aconteceu muito antes da chegada do Facebook, comparando, hoje em dia ele seria um dos amigos e artistas que sempre tem um conselho para dar a você, mas nem sempre (ou quase nunca? rsrsrs) compartilha o que você produz para o publico dele, que é o que a maioria precisa, divulgação e público, como eles também querem.

O Caminho da Receita” na verdade é uma baita arrogância, não existe receita pronta, o negocio é trabalho duro, é dedicação, seu PÚBLICO seja ele qual for (unido a critica do seu editor se vc chegar a ter um, ou alguém com visão realmente mais ampla) vai te mostrar as possibilidades que existem na produção de um trabalho, empreender LEVA TEMPO, e esse tempo é necessário para alcançar a prática, necessário para que você alcance algumas metas, que vão te dar mais experiência, e assim, quem sabe, o sucesso desejado.

Por isso continue criando, continue fazendo e falando do que você gosta, pois com certeza se mantivermos o trabalho, sim trabalho, as coisas vão acontecer, pode não acontecer da exata forma que queremos, no TEMPO que queremos, pode não ser para todos, mas quem sabe pra você aconteça.

Mas peraí Michelle, você falar isso também não pode ser visto como “Caminho da Receita?”

Eu te respondo: Será? Creio que não. Mas até isso é uma decisão sua, como entender o meu texto, meu texto, sua interpretação. Ainda não cheguei onde desejo pra considerar isso uma receita. Mas prometo, prometo mesmo, vou continuar a trabalhar pensando em chegar lá, e quando chegar, espero que meu discurso mantenha-se o mesmo.

Até lá!

Obs. *Aos curiosos, o nome do personagem é Daniel, o apelido é DAN, e numa HQ de 7 páginas, o apelido apareceu cerca de três vezes, num dialogo entre o protagonista e seu amigo de infância rsrsrsrs.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta também a Página no Facebook clicando aqui!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s