Espiritualidade Pode Trazer Benefícios Físicos e Mentais

Segundo divulgado publicado no The Christian Post, um estudo publicado na revista Journal of Religion, Disability & Health aponta que a espiritualidade pode melhorar a saúde tanto de homens quanto de mulheres, mas ter uma religião pode afetar os gêneros de maneira diferente. Cultivar a espiritualidade traz benefícios para a saúde mental das mulheres, mas para os homens, a melhora também pode ser constatada no nível físico, segundo o UOL Ciência e Saúde.

A descoberta reafirma que o fato de se possuir uma crença espiritual e realizar preces e orações pode ajudar a lidar com as consequências negativas de uma doença, fato que já havia sido demonstrado por outros estudos. Stephanie Reid-Arndt, pesquisadora da Universidade de Missouri analisou o papel de cada gênero na hora de usar a espiritualidade ou religião para lidar com doenças e deficiências tais como AVC, leucemia e lesões cerebrais.

Ao todo foram 168 pessoas com determinadas doenças pesquisadas. As idades eram a partir de 18 anos. Da amostra pesquisada, 61 tinham danos cerebrais, 32 eram vítimas de derrame, 25 apresentavam danos na medula e 25 tinham câncer. Outras 25 pessoas que também foram analisadas eram familiares que estavam fazendo exames de rotina com o médico.

Foram analisados o nível de espiritualidade dos participantes bem com seu grau de saúde mental e física por meio de um questionário. Nas mulheres foi constatado que a saúde mental teve uma melhora quando praticados rituais diários como o perdão e o uso de crenças religiosas para resolver problemas. O fato de acreditar e amar “alguém superior” foi considerado como positivo, segundo os pesquisadores.

Já o gênero masculino se beneficiam principalmente do suporte social que encontram em grupos religiosos, incluindo congregações, intervenções espirituais e assistências a hospitais.

Apesar de ser uma boa noticia, não é novidade, já que o próprio Deus afirma esses benefícios em sua Palavra em varias ocasiões: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo” Provérbios 4:20-22

“Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade”. Jeremias 33:6

“E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde”. Mateus 8:7

“Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei”. Isaías 57:19

“Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR”. 2 Reis 20:5

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7:14


2 comentários sobre “Espiritualidade Pode Trazer Benefícios Físicos e Mentais

  1. Muito boa essa matéria!!
    Fé e medicina quando unidas são a combinação perfeita para a cura de muitas doenças.
    Abraços,
    Eliana SImas

    1. Olá Eliana, concordo com você, a benção de Deus, unida a responsabilidade humana de se cuidar, e profissionalismo dos médicos, só traz saúde para as pessoas🙂 Obrigada pela visita e comentário!

Deixe uma resposta

