Crítica de Quadrinho: Mangá Messias

vlog-da-mi-anuncio

Mangá Messias (R$: 33,90) foi um dos vários presentes do maridão na área de quadrinhos, que realmente gostei de receber, lançado no Brasil pela “Edições Vida Nova”, o Mangá Messias é um projeto da NEXT Inc. uma empresa sem fins lucrativos, fundada em 2006 com o objetivo de produzir e distribuir material impresso no estilo mangá, inspirado na Bíblia.

Como o titulo já adianta, a revista é em estilo Mangá, mas em respeito os leitores do blog não acostumados com o universo dos quadrinhos, é bom lembrar, que o mangá é nada mais que o estilo de desenho japonês, com seus enquadramentos cinematográficos, e também muito conhecido pelos seus “olhos grandes”, com destaque cuidadoso nas expressões faciais e expressões físicas exageradas, o que causa uma maior identificação do leitor com as emoções dos personagens.

A revista traz 288 páginas em cores, e faz parte de uma série de cinco mangás que pretendem contar a história da raça humana sob a ótica bíblica. A ideia do projeto é lançar mais três livros contando as histórias do Velho Testamento e mais dois, destacando o Novo Testamento.

Nessa edição, Mangá Messias, é contada a historia de Jesus, desde seu nascimento até sua morte, ressurreição e ascensão aos céus; é um total de três capítulos, onde passamos pelo conteúdo dos quatro evangelhos, com certa ênfase em Lucas, já que é o único dos quatro a relatar um pouco da infância de Jesus.

A adaptação realmente é fiel ao texto bíblico, atualiza a linguagem, assim como a “Bíblia na Linguagem de Hoje” o faz, mas mantêm a fidelidade as Escrituras e firmeza do ensino bíblico conforme ele é expresso na própria Bíblia, e tanto o texto como as expressões dos personagens através dos desenhos chegam a emocionar e nos colocar naquela determinada situação.

Falar dos desenhos é outra coisa que não podemos escapar, o profissionalismo dos artistas é admirável, pois não percebi o que costuma acontecer em algumas obras, aquele cansaço de final revista, a qualidade dos traços fica diminuindo, mais rápido, sem detalhamento, como se o desenhista já tivesse apressado pra terminar. Aqui isso não acontece. São incorporadas também aos quadros (pouca coisa) algumas fotos para apresentar o cenário, como alguns templos, natureza e etc. o que enriquece o material, apesar de que eu prefiro o desenho à mão mesmo.

Sem falar na ficha de personagens ao fim da Revista, que fala um pouco de cada apostolo e outros personagens de destaque nas historias, além de um mapa da região, mostrando os principais lugares por onde Jesus andou pregando e fazendo seus milagres.

Acredito que é um material excelente para ser distribuído entre jovens e adolescentes, o que já é a proposta da Next, vejo o quadrinhos como uma excelente ferramenta de divulgação de massa, e difusor de ideias, e isso é incontestável, pena que a igreja cristã ainda seja tão limitada quanto a essa visão, pois o apoio aos seus artistas independentes ainda é pequeno, arte pra muitas delas, é só música. Sem falar naqueles que tem uma visão negativa e pejorativa ao quadrinho de modo geral, generalizando por um ou outro exemplo ruim. (Oremos para que isso mude).

Também é interessante dizer que o Mangá Messias já foi traduzido para 20 idiomas, e as edições Mangá Metamorfose, que narra a historia do livro de Atos e Mangá Motim que relata a história da criação do mundo, Mangá Mélek, baseado nos livros de Êxodo a 1Crônicas (e que continua a contar a saga dos descendentes de Abraão) e ainda o o Mangá Mensageiros, uma releitura bíblica que contempla os livros de 1Reis a Malaquias e traz impressionantes histórias dos profetas Elias, Eliseu, Jonas, Amós, Oseias e Isaías já estão à venda no site da Editora Vida Nova.

Espero que se você tiver oportunidade não deixe de experimentar e conhecer o material, eu, pelo menos, recomendo.


7 comentários sobre “Crítica de Quadrinho: Mangá Messias

  1. Muito bom, sou desenhista e atualmente adquiri a “Bíblia em Ação” quadrinhos em estilo MARVEL E DC COMICS, excelente trabalho e fiel a bíblia agora estou pra comprar os 5 Mangás sitados e recomendo!

    1. É Com base em historias como essa Lalda que acredito na importancia dos quadrinhos na evangelização de crianças, jovens e adultos, espero que a mentalidade cristã se abra mais ainda para a valorização da nona arte e seus artistas, obrigada por esse “testemunho”. Abração!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s